FPADA
Página Principal
História da FPADA
Eventos
Galeria de Fotos
Artigos on-line
Links

Associações Afiliadas:

Associação Pernambucana de Aikido
Associação Nordestina de Aikido
Associação de Aikido do Recife
Dojo Clude das Águias

E-mail

Artigos On-line


O AIKIDO no Recife - Brasil

Por Paulo Roberto Nunes

Artigo publicado em 1996

Em Junho de 1990, o AIKIDO começou a ser ensinado no Recife, capital do Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Desde o seu inicio o AIKIDO teve uma boa aceitação, despertando o interesse de graduados de outras Artes Marciais e praticantes ligados ao setor cultural e universitário refletindo, de certa forma, uma abrangente gama de motivações e curiosidade em torno desta Arte recém-chegada.

O primeiro curso de AIKIDO iniciou-se no Clube Português do Recife, lugar da comunidade lusa aqui no Estado. Começamos o nosso trabalho num espaço pequeno (5m x 8 m), era o único local disponível para a pratica que possuia "tatami". Essas dificuldades iniciais foram superadas pela boa receptividade por parte dos alunos. Tendo em conta as pequenas dimensões do espaço 0 grupo foi dividido em dois cursos e, de um modo natural, foi surgindo um núcleo que se começou a preocupar, debater, trocar impressões do que poderia ser feito para uma melhor divulgação do AIKIDO em Recife. Dai surgiram varias idéias como: demonstrações em lugares públicos, contratos com a redação dos jornais existentes e convites, a nível individual, para assistir ou participar de uma aula. Essas sugestões foram postas em pratica e os próprios alunos assumiram a sua dinamização. Ao mesmo tempo que se divulgava o AIKIDO, o núcleo tomava forma. Essa fase da implantação do AIKIDO foi de Junho de 1990 a Março de 1991.

O ano de 1991, começou com a transferência do curso de AIKIDO do Clube Português para o Dojo do Atelier do Poço da Panela em Casa Forte, bairro tradicional do Recife situado a margem do rio Capibaribe. Pela primeira vez tínhamos um espaço um pouco maior dedicado, exclusivamente, para a prática e uma ambientação coerente com o ensino do AIKIDO. Os três anos e meio seguintes corresponderam ao fortalecimento do nosso trabalho no Recife.

Durante este período foi criada a Associação Pernambucana de AIKIDO e realizadas varias iniciativas das quais destacamos: o l.o Estagio Nacional de AIKIDO sob a direção do Me. Georges Stobbaerts (8.o Dan) e que foi de fundamental importância para o fortalecimento desta Arte, a formação dos primeiros grupos de Ten-Chi Tessen e Zazen no Recife, a participação, com uma delegação de vinte e cinco alunos, no XV Estágio Internacional de AIKIDO em Sintra - Portugal, entre outras (ver Histórico abaixo). De meados de 1994 até hoje, o AIKIDO pernambucano tem vivido a sua fase de expansão com a abertura de novos Dojos e cursos em vários pontos da cidade. Em Junho de 1994 foi inaugurado, no Engenho do Meio, bairro do Recife, próximo a Cidade Universitária, um belo espaço de prática, o Dojo Georges Stobbaerts, dirigido pela Professora de Ten-Chi Tessen Fátima Fernandes. Ao mesmo tempo foi fundada uma nova Associação de AIKIDO, Associação Brasileira de AIKIDO e Disciplinas Associadas - ABADA, que veio contribuir e enriquecer o ensino desta Arte.

Os primeiros instrutores, José Antonio Cavalcanti e Otto Neunschwander receberam a graduação de 1.o Kyu (faixa marrom) e autorização para ensinar novos cursos que foram iniciados em vários locais: no SESI (Torre-Madalena), Physical (Casa Amarela), Associação Nagai (Piedade), dirigida pelo Sensei Tadao Nagai (7.o Dan), pioneiro e um grande dinamizador do Judo em todo o Estado de Pernambuco.

A Associação Pernambucana de AIKIDO, atualmente, tem as suas instalações no Centro de AIKIDO do Clube Náutico Capibaribe (nos Aflitos), onde desenvolve suas atividades. Em Abril de 1996 a Associação iniciou uma experiência pedagógica pioneira em Pernambuco, o Projeto AIKIDO para jovens carentes. Um grupo de vinte e dois alunos, rapazes e moças que fazem parte da Brigada Jovem da Legião Assistencial do Recife LAR, órgao assistencial da Prefeitura da Cidade do Recife, dirigido pela Dra. Geralda Farias. Este projeto conta com o apoio de Psicólogos e Assistentes Sociais.

Nesses seis anos de trabalho podemos concluir que a semente plantada começa a dar os primeiros frutos. Temos consciência de estarmos ainda no inicio e que há muito por fazer. Guarda-nos a certeza, porem, que os passos dados até agora constituem uma base sólida para o futuro, o que nos enche de coragem e vontade. Termino este breve resumo com uma mensagem dada pelo Mestre aquando do meu retorno ao Brasil: "Estar pronto para recomeçar é sempre continuar".


VoltaPróxima