





Associações Afiliadas:





|
História da FPADA
A história da FPADA (e de fato, do Aikido em Pernambuco) começa em 1990 quando Paulo Roberto Nunes retorna ao Brasil depois de ter estudado Aikido com o Mestre Georges Stobbaers por doze anos. Logo se inicia o primeiro grupo de Aikido no Recife e em 1992 o Mestre Stobbaerts vem ao Brasil pela primeira vez. Nesta ocasião ocorre o 1o Estágio nacional de Aikido e no mesmo ano é criada a Associação Pernambucana de Aikido
Desde a sua criação, a APA tem tido uma participação ativa na divulgação do Aikido não só no estado de Pernambuco como em outros estados, como Paraíba e Sergipe. A associação também promove o intercâmbio com escolas em outros países, tendo recebido em Pernambuco praticantes estrangeiros e enviado seus membros para eventos em Portugal e na Bélgica.
Alguns dos alunos do Professor Paulo Roberto Nunes, como José Antonio da Silva Filho e Antônio Cavalcanti, receberam autorização do Mestre Stobbaerts para criarem seus próprios grupos e hoje existem vários grupos de Aikido em Pernambuco ligados ao Ten-Chi Internacional (com sede na Suiça).
Em 1997 foi criada mais uma associação de Aikido em Pernambuco, a Associação Nordestina de Aikido (ANA), e no ano seguinte fundou-se a Associação de Aikido do Recife. Da união das três associações surgiu a Federação Pernambucana de Aikido e Disciplinas Associadas.
A FPADA tem como objetivo ensinar e divulgar o Aikido tradicional e não-competitivo. Ela está aberta para o intercâmbio com outras afiliações e estilos visando sempre a confraternização entre todos.
|