





Associações Afiliadas:





|
Artigos On-line

Sobre a Prática do Iaido
Por Gustavo Gouveia
Algumas pessoas tentam definir o Iaido como "a arte de sacar a espada e cortar em um único movimento". Apesar desta definição dar alguma idéia do que se trata o Iaido, na verdade ela está longe de representar o que ele realmente é. A prática do Iaido não é restrita ao saque e muito menos ao corte. Existem alguns "kata" (formas preestabelecidas) onde o primeiro movimento é feito com a espada ainda na bainha, outros onde o saque não é necessariamente rápido e ainda outros nos quais não se corta o oponente.
Tentar definir o termo Iaido pelos movimentos que existem na sua prática certamente será uma tarefa ingrata e infrutífera. A forma (kata) que é vista na prática do Iaido é simplesmente a sua aparência externa, tal como vista por um observador. Ela não reflete o que se passa internamente com o praticante.
O nome Iaido é composto por três caracteres japoneses. O primeiro "I", que também pode ser lido como "itte", é uma flexão do verbo "iru" que significa "existir", "ser", "estar". O segundo, "AI", que também pode ser lido como "awase", significa "harmonia", "em conjunto". O terceiro, "DO", que também pode ser lido como "michi" significa "caminho", "via"; neste caso, via espiritual ou caminho de vida. De acordo com Haruna Sensei, o termo Iai vem da expressão "Tsune ni itte kyu ni awase", que significa "não importa onde esteja ou o que esteja fazendo, esteja sempre pronto". Estar pronto neste caso se refere a estar atento e pronto para agir se necessário.
Na sua maioria, os kata do Iaido refletem uma situação onde o praticante se depara com um conflito e tem que agir para resolvê-lo. Estar pronto não significa simplesmente estar alerta mas antecipar o conflito e se preparar para ele. Para isto simula-se uma situação inesperada e a como ela pode ser resolvida. Isto é a lógica na repetição exaustiva dos kata.
Também seria uma ilusão achar que a prática do Iaido está restrita a técnicas da espada. A espada é realmente a arma que é usada no Iaido mas isso não significa que os seus princípios estão restritos a técnicas de espada. O praticante de Iaido deve estar preparado para eventualidades de qualquer tipo. Por exemplo, uma das questões do meu exame escrito para primeiro dan foi: "Quais medidas de segurança devem ser tomadas antes, durante e depois do treino". A resposta deveria incluir a análise do local, do equipamento, da roupa, dos outros praticantes, etc. Cuidados para evitar acidentes e o que fazer caso eles aconteçam são partes integrantes da prática do Iaido.
A prática do Iaido também não fica restrita ao dojo. Deve-se levar a atitude de estar alerta e pronto para o seu cotidiano. Meu professor dizia que eu deveria reter o sentimento da execução do kata, mesmo após o seu término, e que eu deveria manter o estado de estar alerta durante o treino, mesmo quando já estivesse indo embora. Desta forma não existe mais diferença entre o momento que estou treinando Iaido e todos os outros momentos da minha vida.

|